Torneira vazando: 6 passos para resolver o problema

Torneira vazando é uma das piores coisas que pode acontecer em qualquer casa, além do barulho que pode acabar incomodando, se ela ficar assim por muito tempo pode refletir também na conta de água.

O passo a passo a seguir vai te ajudar a resolver o problema em qualquer torneira da sua casa, seja ela uma torneira mais simples ou uma mais moderna com água quente e fria.

Como o princípio de funcionamento é o mesmo, você conseguirá com facilidade reproduzir o processo e ter sua torneira funcionando perfeitamente.

Antes de começar, verifique a imagem abaixo para entender as partes da torneira, ela vai ser o guia para que você consiga fazer o processo de forma correta.

Sumário

Passo 1. Interrompa o fornecimento de água

Interrompa o fornecimento de água completamente fechando os registros e retire o manípulo da torneira.

Para fazer isso, basta soltar o pequeno parafuso na parte superior ou na parte de trás do manípulo. Em alguns casos há uma tampa escondendo o parafuso. Se houver, retire-a.

Logo que conseguir remover a tampa, você vai conseguir ver um parafuso instalado na parte superior do manípulo. Retire-o com uma chave adequada.

Passo 2. Retire a porca da gaxeta

Retire a porca com um alicate ou chave ajustável, com cuidado pois essa porca é bem sensível e não é bom acabar deixando marcas ou espanando ela.

Gire a chave enquanto segura a porca em sentido horário. Caso a direção de abrir a sua torneira seja anti-horário, então você terá que girar também no sentido anti-horário.

Passo 3. Remova o parafuso que prende a vedação

Retire o parafuso que prende a vedação.

Em alguns casos ele pode acabar sendo mais duro para sair, se isso acontecer você terá que usar algum óleo penetrante para facilitar o processo.

Na maioria das vezes basta girar o parafuso. Aproveite e verifique se ele está danificado, se sim, substitua-o.

Passo 4. Substitua a vedação antiga

Verifique o estado das borrachas de vedação. Cada torneira tem um número específico de borrachas, mas normalmente são duas.

O ideal é trocar todas elas nesse momento para que você não tenha que abrir novamente quando der defeito em outra borracha.

É importante observar se o tamanho das borrachas novas é o mesmo das anteriores. Se houver diferença, pode não funcionar corretamente.

Passo 5. Encaixe a nova arruela

Para finalizar, coloque a nova arruela de vedação, caso você tenha comprado e reinstale todo o conjunto da torneira.

Passo 6. Liberte o fornecimento de água

Coloque de novo o manípulo e a tampa do parafuso. Liberte o fornecimento de água e verifique se os vazamentos continuam.

Coloque de novo o manípulo, o parafuso dele e a sua tampa. Abra os registros de água fechados anteriormente e verifique se os vazamentos continuam.

O Fernando fez um vídeo excelente também mostrando todo o passo a passo. Se você tiver qualquer dúvida, recomendo também ver como é simples:

Conclusão

Trabalho finalizado!

Agora você pode desfrutar de um silêncio adequado e zero barulho de água pingando.

A propósito, no vídeo do Fernando ele usa um purificador de água Versatille em sua torneira, mas isso não atrapalha o processo caso você tenha um instalado também na sua casa, fique tranquilo!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.