Se você tem um purificador de água com a função de água gelada, o pior que pode acontecer é ele parar de gelar a água, afinal, quem é que gosta de tomar água quente, né?
Acontece que em algum momento ele pode parar de gelar ou acabe não gelando o suficiente.
Essa situação é um pouco frustrante, mas pode ficar calmo porque é exatamente sobre esse problema que vamos tratar a seguir.
Chegou a hora de você descobrir qual motivo está causando esse problema e o passo a passo para corrigí-lo!
Em primeiro lugar, é importante manter a calma. Por mais que o purificador de água não esteja resfriando a água, isso não significa que ele está quebrado ou que precise de reparos.
Para começar, verifique os seguintes pontos:
É muito comum ocorrerem problemas esses problemas por conta de uma instalação inadequada, principalmente se o purificador de água for novo.
Se a instalação do purificador foi feita corretamente, o problema do seu purificador pode estar no reservatório de água que pode ter se esgotado, no refil do filtro que pode não estar filtrando com eficiência, no local de instalação que pode estar próximo a raios solares⁽¹⁾, ou no termostato do equipamento, sendo necessária a sua regulação.
Você tirou muita água gelada de uma vez? Esse pode ser o motivo da falha repentina.
Todo purificador que tem a função de água gelada, possui uma capacidade máxima para armazenar ela. Isso acontece porque ele não consegue resfriar a água de uma vez, e sim aos poucos.
No manual do fabricante é obrigatório vir especificando quantos litros de água ele consegue resfriar por hora, e também qual a sua capacidade máxima de armazenamento.
Ou seja, caso você tenha tirado mais água do que o reservatório suporta, você terá que aguardar um pouco para que ele gele a água e você tenha ela gelada novamente.
Essa é uma das causas mais comuns para esse problema, principalmente se você acabou de comprar esse eletrodoméstico e ainda está se familiarizando com ele.
Outro ponto importante, é verificar se o refil do filtro está limpo e não precisa ser trocado.
Um filtro sujo pode dificultar o fluxo de água, fazendo com que o sistema de refrigeração não funcione da maneira adequada.
Se a vazão de água de água estiver baixa, pode ser um indicativo que o filtro está saturado e esteja no momento de ser trocado.
Se você tiver instalado o seu purificador de água em um local que recebe raios solares, esse é um dos fortes motivos que pode estar fazendo ele não funcionar de maneira adequada.
O ideal é manter o purificador em um local distante de raios solares e distante de outras fontes térmicas (como paredes e metais que são sempre gelados).
Poucos modelos de purificadores resistem às fontes térmicas e fazem seu trabalho perfeitamente.
É importante checar se o termostato está regulado corretamente.
Para verificar esse item, a maioria dos purificadores possui um botão ou chave de ajuste na parte externa do aparelho, permitindo que você ajuste de acordo com suas preferências.
Assim que encontrá-lo, coloque na temperatura mais baixa e depois de algumas horas veja se o problema foi solucionado.
Lembre-se de consultar o manual do seu modelo para ter instruções apropriadas de como regular o termostato de forma correta.
Por último, verifique também se a tomada está funcionando e se se não houve uma queda de energia repentina na rua.
Esse é um problema comum que pode acontecer durante o dia sem que a gente perceba. Então é muito importante verificar se está tudo certo com a parte elétrica.
Se o seu purificador não está gelando como deveria e possui refrigeração por compressor, é importante verificar se tem alguma sujeira acumulada no evaporador ou no condensador.
Caso você encontre alguma sujeira, é só fazer a limpeza com um pano úmido, aguardar algumas horas até secar e fazer o teste novamente.⁽²⁾
Outra possível causa, é o excesso de gelo acumulado dentro do purificador, isso pode acontecer principalmente se você já utiliza o aparelho há muito tempo.
Para checar essa questão, verifique se tem algum gelo acumulado na serpentina e aproveite para descongelar todo o sistema de refrigeração do purificador, sempre seguindo as orientações do manual do fabricante.
Se mesmo após todas essas possibilidades o problema persistir, pode ser a hora de levar o seu purificador para uma assistência técnica especializada.
Caso todos os métodos abordados até agora não tenham surtido efeito algum e o seu purificador de água continua não gelando como antes, pode ser que a placa ou o compressor estejam com defeito e precisam de reparos.
Para resolver esse problema, só com a ajuda de um técnico especializado para abrir todo o equipamento e realizar a devida manutenção ou troca de peças.
Se o seu purificador for muito antigo, talvez seja um bom momento para considerar a troca para um modelo mais recente. Com diversos modelos disponíveis no mercado, os purificadores estão cada vez mais eficientes e fáceis de utilizar, garantindo mais qualidade na purificação da água.
Como vimos, existem diversos motivos que podem levar um purificador a parar de fornecer água gelada, desde problemas simples como uma limpeza e troca de filtro, até problemas mais graves como defeito no sistema de resfriamento.
De qualquer maneira, caso você não queira perder tempo vendo essas questões, vale a pena ir direto na assistência técnica de sua confiança para poupar tempo.
“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”
Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
2024 Todos os Direitos Reservados | Melhores Purificadores
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.