Só quem tem um filtro de barro em casa sabe o quão bom é ter uma água fresquinha a todo instante mesmo com um calor de 30° do lado de fora.
Apesar dos seus benefícios maravilhosos tanto na purificação, como na qualidade da água que ele dispõe para ser consumida, na hora da limpeza pode gerar dúvida no passo a passo.
É exatamente isso que eu vim trazer aqui pra você! É hora de você aprender como limpar completamente o seu filtro de barro e deixar ele novo de novo! Vem comigo.
Para começar é importante seguir algumas dicas para que a limpeza seja feita corretamente em todas as etapas do processo:
A limpeza da parte interna do filtro de barro pode ser feita com uma mistura de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. O procedimento é simples, basta colocar a mistura dentro do filtro, mexer bem e jogar ela fora.
O bicarbonato agirá na limpeza da gordura, manchas, neutralizar odores e desentupir ralos e pias. Uma excelente dica vinda do próprio Dr. Bactéria, Microbiologista.
A limpeza da parte externa do filtro de barro pode ser feita com uma esponja ou pano úmido. Nesse caso, o ideal é apenas passar aos arredores para eliminar o pó que pode vir a acumular.
O ideal é utilizar uma esponja nova ou um pano limpo, assim não há risco de que gorduras ou sujeiras possam acabar se aderindo à superfície do filtro de barro.
Em alguns momentos pode surgir uma espécie de mofo branco na parte externa do filtro. A solução para resolver esse problema é bem simples. Com um litro e meio de água, duas colheres de sopa de água sanitária, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma esponja macia.
Mergulhe a esponja macia na mistura e passe em toda a parte externa do filtro. Isso eliminará completamente o mofo do seu filtro de barro.
Para a limpeza da vela do filtro é bem delicada, precisa ser feita com uma esponja de cozinha em estado novo e utilizando a parte macia (amarela). Basta passar ela levemente ao redor da vela, retirando todos os resíduos acumulados.
Esse tipo de limpeza pode ser feita semanalmente ou a cada 10 dias e auxilia na prevenção do acúmulo de impurezas que possam impedir a passagem da água pelos poros da vela e acabar diminuindo a velocidade de filtragem.
É importante mencionar que o uso de sal ou açúcar não é recomendado na limpeza da vela do filtro de barro. Esses materiais podem infiltrar nos poros da vela e há o risco de acabar alterando o gosto da água filtrada de acordo com o material utilizado. A utilização da esponja úmida é o ideal.
Como você viu, a limpeza do filtro é muito simples de ser feita, com alguns itens de uso diário é possível fazer desde a limpeza mais simples até a mais completa.
E se por acaso você estiver buscando um novo purificador de água, acesse nosso guia atualizado dos melhores do mercado e veja as melhores opções atuais!
O gosto de barro pode surgir no filtro de barro devido a diversos fatores, desde a falta de limpeza até a falta de consumo da água do filtro.
Quanto mais tempo a água ficar parada sem ser consumida, mais forte ficará o gosto de barro.
Se o consumo não for o problema, o ideal é fazer uma limpeza completa com uma esponja úmida utilizando o lado macio em toda a parte interna, na vela de filtragem e na parte externa do filtro de barro pelo menos uma vez por semana.
Caso haja necessidade de uma água mais gelada saindo do filtro de barro, é possível colocar gelo em algum dos seus compartimentos internos.
Se o gelo for de água já filtrada, ele pode ser colocado já no compartimento inferior com a água pura.
Caso o gelo tenha sido feito através de água da torneira, o ideal é colocar ele no compartimento superior para que a sua água passe pela filtragem.
A formação de mofo no filtro de barro ocorre devido a um fenômeno conhecido como eflorescência, causado pela presença de sais minerais na água.
O filtro cerâmico tem uma grande porosidade, isso permite que os sais minerais presentes na água ultrapassem a parede do filtro e se acumule na parte externa, formando uma poeira com aspecto esbranquiçado.
Se essa camada branca não for limpa sempre que aparecer, pode acabar ficando esverdeada, resultando no mofo.
“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”
Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
2024 Todos os Direitos Reservados | Melhores Purificadores
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.