3 formas para Tratar a Água da torneira para Beber

Na busca por água potável de qualidade e que seja benéfica para a saúde, a dúvida de como tratar a água para deixá-la limpa pode vir à tona.

Existem várias formas de fazer isso dentro de casa e sem muito esforço, principalmente graças a tecnologia que não para de avançar e tornar o acesso a água limpa muito mais facilitado.

A seguir você vai encontrar todos eles de forma resumida e escolher aquele que mais faça sentido para o momento. Vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

1. Fervura

Para dar início em todas as formas, temos talvez uma das mais antigas e que ainda é muito eficiente mesmo nos dias de hoje, a fervura!

Ela nunca deixará de ser eficiente por vários motivos:

  1. Praticamente nenhum microrganismo sobrevive à temperatura de fervura da água.
  2. Ao ferver, o cloro evapora, deixando a água mais saborosa também.

A desvantagem é que, se você quiser beber ela imediatamente, não vai ser possível, afinal ela vai estar muito quente!

Para fazer a filtragem através da fervura, basta passar a água a ser filtrada por um pano de prato limpo direto dentro da panela, aqueça por 5 minutos até ferver, desligue o fogo e aguarde esfriar.

2. Filtragem química

A filtragem química é uma das mais famosas atualmente, existem diversas formas de utilizá-la e novas formas surgem a cada dia que passa.

Normalmente são utilizadas pastilhas ou soluções específicas que são capazes de realizar a filtragem de forma muito efetiva.

Alguns exemplos comuns são: hipoclorito de sódio, hidrosteril e iodo, que eliminam bactérias ao reagir químicamente com a água.

É possível encontrá-los em mercados e farmácias, e é importante também se atentar a forma como cada produto químico deve ser utilizado, portanto, atenção ao rótulo!

Sua desvantagem é que, apesar de eliminar todas as bactérias, não há a retenção de partículas de impurezas na maioria dos casos.

Caso você tenha curiosidade, vou até deixar aqui embaixo um vídeo de um pessoal que fez um químico muito inovador, capaz de filtrar águas de rios, lagos ou qualquer outra coisa, é surpreendente!

3. Filtros e purificadores de água

Por último, os métodos mais comuns de filtragem atualmente são via equipamentos especializados em filtragens de água, os principais são o filtro e purificador de água.

O filtro é encontrado para torneiras, em formato de filtro de barro, ou até mesmo instalado em paredes, a sua vantagem é o preço, muito mais barato e acessível.

Já os purificadores são equipamentos maiores, capazes de entregar água gelada e ter uma purificação da água mais profunda, eliminando bactérias e trazendo mais facilidades, o que o torna um pouco mais caro.

O grande benefício desses dois é que eles entregam água potável a qualquer instante, basta abrir a torneira ou acionar um botão e você já terá água própria para o consumo a qualquer momento.

Os preços também variam muito, é possível encontrar filtros de até R$60 e também de R$1000, porém o que muda são suas funcionalidades, não tanto a qualidade da água filtrada, ou seja, o mais barato já atende muito bem.

Qual a melhor forma de tratar a água da torneira para beber?

A melhor forma de tratar água da torneira para beber é utilizando um equipamento de filtragem de água, de preferência um purificador ou filtro comum. Com eles, é possível ter água potável a qualquer instante e sem esforço, sendo que até modelos mais baratos cumprem a função muito bem.

Como tratar água da torneira para beber?

Existem três formas principais para tratar a água da torneira para beber: fervendo a água, utilizando químicos ou através de um filtro ou purificador de água. Todas elas tem suas vantagens e desvantagens.

Caso não haja equipamento ou químico apropriado à disposição, a forma mais fácil de tratar a água da torneira para beber é utilizando o método de fervura. Basta colocar água no fogo por 5 minutos até ferver, aguardar ela esfriar e está pronta para o consumo.

Como purificar água da torneira?

Para purificar água da torneira, você pode usar métodos como fervura, filtragem química ou equipamentos de purificação de água, como filtros de torneira ou purificadores. Esses métodos ajudam a remover impurezas e contaminantes, tornando a água segura para o consumo.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.