O carvão ativado é um nome muito comum quando vamos estudar sobre filtragem da água, ele aparece muitas vezes também quando vamos escolher um filtro para comprar, a grande maior parte dos purificadores tem o carvão ativado como parte do sistema de filtragem.
Apesar de esse nome aparecer tantas vezes, nunca é explicado como ele funciona ou qual é a função do carvão ativado na filtragem, é isso o que vamos falar a seguir nesse conteúdo!
O carvão ativado é um carvão poroso (cheio de furinhos minúsculos) em sua forma natural. Essa característica dá a ele propriedades totalmente diferentes do carvão utilizado para fazer churrasco.
Para trazer essa ideia de forma mais prática, o carvão ativado tem cerca de 100x mais poros que o carvão de churrasco, por esse e outros motivos químicos eles são utilizados para fins diferentes.
O carvão ativado pode ser utilizado tanto em pó, como granulado, a depender do fabricante. O que muda de um para o outro é, principalmente, o tamanho da superfície de contato com a água a ser filtrada.
Poderíamos discorrer por algumas boas linhas sobre o assunto, mas vamos seguir para não enrolar a informação principal.
O carvão ativado é utilizado nos filtros dos purificadores de água como uma das etapas para realizar a limpeza da água.
Como ele apresenta muitos poros de diferentes tamanhos, acaba sendo possível reter partículas de diferentes tamanhos também. Essa ação tem um nome, o carvão funciona como adsorvente: retira as impurezas da água sem interferir no gosto ou composição dela.
As principais vantagens de usar carvão ativado an filtragem de água são:
A principal desvantagem do carvão ativado é que ele não pode ser utilizado para sempre. A partir do momento que todos os seus poros já foram utilizados para reter as impurezas da água, ele deixa de ser eficaz, sendo necessário realizar a troca do refil do filtro.
Como mencionado anteriormente, a água entra em contato com o carvão ativado e ele é responsável por reter todas as impurezas que estão na água. Vamos dar um exemplo real abaixo utilizando uma vela de filtro de barro.
A partir do momento que a água passa pela parte de cerâmica, entrando na parte interna da vela, ela passa pelo carvão ativado onde suas impurezas são retidas.
Só depois que a água passa pelo carvão ativado que ela água pinga na parte inferior do filtro para que possamos beber.
Quando o carvão ativado já chegou ao seu limite, sua água naturalmente terá um gosto ruim, tudo porque o princípio ativo que tornava ela limpa não está mais funcionando.
É comum também, quando o purificador de água acabou de ser instalado, ele ter um gosto ruim, pois é justamente o excesso de carvão ativado saindo na primeira filtragem.
O gosto da água, inclusive, é um dos principais indícios que já está na hora de realizar a troca do refil do seu purificador de água.
“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”
Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
2024 Todos os Direitos Reservados | Melhores Purificadores
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.