Carvão Ativado: o que é e como é usado na filtragem da água

O carvão ativado é um nome muito comum quando vamos estudar sobre filtragem da água, ele aparece muitas vezes também quando vamos escolher um filtro para comprar, a grande maior parte dos purificadores tem o carvão ativado como parte do sistema de filtragem.

Apesar de esse nome aparecer tantas vezes, nunca é explicado como ele funciona ou qual é a função do carvão ativado na filtragem, é isso o que vamos falar a seguir nesse conteúdo!

Sumário

O que é o carvão ativado

O carvão ativado é um carvão poroso (cheio de furinhos minúsculos) em sua forma natural. Essa característica dá a ele propriedades totalmente diferentes do carvão utilizado para fazer churrasco.

Para trazer essa ideia de forma mais prática, o carvão ativado tem cerca de 100x mais poros que o carvão de churrasco, por esse e outros motivos químicos eles são utilizados para fins diferentes.

O carvão ativado pode ser utilizado tanto em pó, como granulado, a depender do fabricante. O que muda de um para o outro é, principalmente, o tamanho da superfície de contato com a água a ser filtrada.

Poderíamos discorrer por algumas boas linhas sobre o assunto, mas vamos seguir para não enrolar a informação principal.

Como o carvão ativado é utilizado nos filtros de água

O carvão ativado é utilizado nos filtros dos purificadores de água como uma das etapas para realizar a limpeza da água.

Como ele apresenta muitos poros de diferentes tamanhos, acaba sendo possível reter partículas de diferentes tamanhos também. Essa ação tem um nome, o carvão funciona como adsorvente: retira as impurezas da água sem interferir no gosto ou composição dela.

Vantagens de usar carvão ativado na filtragem

As principais vantagens de usar carvão ativado an filtragem de água são:

  • Retenção de partículas de diferentes tamanhos
  • Redução do cloro em até 95%
  • Inibição de gostos e odores
  • Esterilização de bactérias
  • Redução de metais pesados

Desvantagens do carvão ativado

A principal desvantagem do carvão ativado é que ele não pode ser utilizado para sempre. A partir do momento que todos os seus poros já foram utilizados para reter as impurezas da água, ele deixa de ser eficaz, sendo necessário realizar a troca do refil do filtro.

Como o carvão ativado funciona dentro do refil do purificador?

Como mencionado anteriormente, a água entra em contato com o carvão ativado e ele é responsável por reter todas as impurezas que estão na água. Vamos dar um exemplo real abaixo utilizando uma vela de filtro de barro.

A partir do momento que a água passa pela parte de cerâmica, entrando na parte interna da vela, ela passa pelo carvão ativado onde suas impurezas são retidas.

Só depois que a água passa pelo carvão ativado que ela água pinga na parte inferior do filtro para que possamos beber.

Quando o carvão ativado já chegou ao seu limite, sua água naturalmente terá um gosto ruim, tudo porque o princípio ativo que tornava ela limpa não está mais funcionando.

É comum também, quando o purificador de água acabou de ser instalado, ele ter um gosto ruim, pois é justamente o excesso de carvão ativado saindo na primeira filtragem.

O gosto da água, inclusive, é um dos principais indícios que já está na hora de realizar a troca do refil do seu purificador de água.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.