Se você quer se beneficiar de uma água mais pura, certamente já se deparou com as diversas opções de filtros e purificadores disponíveis no mercado.
Embora ambas as opções proporcionem água melhor do que a água da torneira, existem diferenças importantes que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
A principal função de um purificador é eliminar todas as impurezas e bactérias que existem na água comum, tornando ela mais segura e saudável para o consumo.
Quando falamos de impurezas, estamos nos referindo a todo tipo de “sujeira” que pode estar presente na água não filtrada, como areia, barro, ferrugem, e outras partículas não visíveis a olho-nú.⁽¹⁾
Mas não para por aí, o excesso de cloro e outras substâncias químicas, também entram nessa lista e são filtradas, ou seja, a água fica muito mais deliciosa e cristalina.
A seguir vamos te mostrar um pouco mais do que você precisa saber de forma prática e rápida pra você acertar em cheio na sua escolha entre um filtro e um purificador de água!
De forma resumida, um filtro de água atua eliminando as impurezas e reduzindo substâncias químicas, já um purificador de água consegue realizar um tratamento mais completo, eliminando impurezas, bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos nocivos.
Quem nunca viu um filtro de barro na vida? Apesar de parecerem simples, eles são muito eficientes na purificação da água e possuem a nota máxima em retenção de partículas aprovada pelo INMETRO, a Classe A.
Além disso, sua construção em cerâmica proporciona uma água fresca a todo momento, sem contar o seu custo benefício, sendo uma das opções mais baratas do mercado.
A torneira com filtro é uma opção muito escolhida por quem quer gastar menos e poupar espaço na cozinha, visto que você encontra diversos modelos a partir de R$100.
Alguns modelos mais modernos também possuem misturador e oferecem água quente e fria, além de oferecer proteção completa com eficiência contra bactérias. Estas torneiras são gourmet e também são escolhidas por valorizarem a bancada.
O bebedouro de água também é uma opção muito escolhida, principalmente pelas pessoas que adoram a água mineral.
Diferentemente dos outros modelos, ele não realiza a filtragem da água, sendo apenas um meio de saída para a água já filtrada adquirida em galões de 10 ou 20 litros. Alguns modelos mais modernos, oferecem ainda sistema de refrigeração.
São uma boa escolha para as pessoas que não tem muito espaço na pia, já que eles não precisam de uma conexão hidráulica para funcionar.
Esse filtro é muito utilizado em grandes empresas e condomínios fechados, mas também pode ser uma boa opção para você que possui uma casa muito grande.
Ele faz com que todos os pontos de água da casa sejam filtrados, seja no chuveiro, nas torneiras, na lavanderia, ou onde quer que seja, você sempre terá acesso a água limpa e própria para consumo.
Embora o investimento seja mais alto, ele possui uma vida útil maior.
Por fim, também temos o filtro ozonizador, que em outras palavras, é um purificador de água com uma camada de proteção adicional.
Ele atua transformando o oxigênio do ambiente em gás ozônio – um poderoso agente germicida e oxidante – e através desse gás, ele realiza a purificação da água.
Sua proteção é mais completa, porém o investimento é bem maior.
Ao escolher o purificador de água ideal para sua família, você pode considerar vários aspectos como:
Começando pelo principal, você deve priorizar a eficiência da purificação da água, veja se o modelo possui eficiência contra bactérias.
Esse critério só tem relevância se você está decidido em comprar um purificador que tenha água gelada. O tamanho do reservatório irá definir o quanto de água gelada ele consegue gelar e armazenar.
Uma avaliação mais pessoal, que pode variar de pessoa para pessoa, considere o espaço que ele ocupa e onde você pretende instalar, na bancada ou na parede.
Por último, veja os benefícios que ele entrega, alguns modelos possuem painel touch, são mais fáceis de instalar e de realizar a troca do refil, possui uma vazão de água melhor, são simples de limpar, etc.
No geral, a qualidade de purificação é o aspecto mais importante que você deve ficar de olho. Embora as características adicionais sejam muito atrativas, elas geralmente aumentam o preço do produto.
Para não errar na escolha, tenha bem definido quais são as suas necessidades e preferências, e procure pelos modelos mais bem avaliados.
Aqui vai uma dica valiosa: não compre nada com pressa sem antes conferir todas as suas características, e principalmente a opinião de quem já comprou.
Sabemos que com vários modelos no mercado, realizar uma pesquisa mais profunda pode ser cansativo, além de levar muito tempo.
Pensando nisso, nós já realizamos uma análise minuciosa e selecionamos os 10 melhores purificadores de água do mercado, explicando suas características de forma simples e direta.
Para ver todo esse conteúdo, é só clicar aqui.
“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”
Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
2025 Todos os Direitos Reservados | Melhores Purificadores
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.