Para iniciarmos todo o assunto, é importante esclarecer que a água vem de estações de tratamento especializadas, que são responsáveis pela higienização e distribuição da mesma.
Essas empresas seguem padrões rigorosos de potabilidade, que garantem água potável e própria para o consumo humano.
Porém, como você deve ter notado, beber água da torneira não é muito bem visto pela população no geral. Mas porque? Ela faz mal?
Na verdade, beber água da torneira uma vez ou outra dificilmente irá te causar algum mal, e é muito melhor que beber água sem tratamento algum.
Porém, é importante lembrar que a longo prazo ela não é tão indicada, e o motivo é bem simples: além de outras substâncias químicas, a água da torneira possui cloro em excesso.
Ela também pode ser contaminada durante o trajeto até sua casa, o que agrava ainda mais a situação, por que te deixa desprotegido contra microrganismo e bactérias nocivas. Vamos ver mais sobre o assunto a seguir.
Toda água é tratada em estações de tratamento, que seguem os mais rigorosos padrões de potabilidade.
No entanto, vale lembrar que as estações são diferentes de acordo com a localidade, e a qualidade da filtragem pode variar de acordo com os métodos utilizados.
Apesar de todas oferecerem água própria para o consumo, ela pode sofrer algum tipo de contaminação durante o percurso até a sua casa, veja alguns exemplos de onde isso pode acontecer:
Vale lembrar que para o último item, a recomendação da SABESP é que a limpeza da caixa d’água seja feita, no mínimo, a cada seis meses.
Mesmo após o tratamento nas estações de tratamento de água, a água que chega à sua torneira pode estar contaminada com diversas substâncias prejudiciais à saúde. Conheças as mais comuns:
Cloro: É muito utilizado no tratamento da água nas estações especializadas. Porém, a sua presença em excesso faz mal à saúde, ele afeta diretamente o sistema nervoso, fígado e rins.
Vírus e bactérias: Muito comuns de serem contraídos em encanamentos e sistemas hidráulicos. A bactéria E-coli por exemplo, é responsável por cerca de 1,3 milhões de diarreias por ano em todo o mundo, e a água contaminada é o seu principal meio de transmissão.
Flúor: Banido em diversos países europeus, o flúor ainda é permitido no Brasil e é utilizado no tratamento da água. Ele é encontrado em grande quantidade nas águas da torneira e, em excesso, pode baixar sua imunidade.
Metais pesados: Arsênico, mercúrio, chumbo e alumínio são alguns exemplos de metais que podem ser encontrados na água e que são prejudiciais à saúde, eles podem causar problemas como câncer, problemas no fígado e no sistema nervoso central.
Como já vimos, por mais que a água seja tratada em estações especializadas, até chegar em nossas casas, ela pode ser contaminada com impurezas ou bactérias nocivas à saúde.
Por isso, a melhor maneira de beber água, sem dúvidas, é através de um equipamento de purificação.
Até mesmo nos purificadores mais simples, é possível contar com a redução do cloro, retenção de partículas e eliminação das bactérias. Ou seja, a combinação perfeita para você desfrutar tranquilamente de uma água pura.
A instalação desses equipamentos também é fácil, eles já vem praticamente pronto, basta você escolher o local ideal próximo a um ponto de saída de água, e instalá-lo⁽¹⁾.
Alguns modelos ainda possuem outras funcionalidades, como oferecer água gelada e até mesmo quente, proporcionando mais praticidade e comodidade no seu dia a dia.
Já deu para notar que não tem desculpa para ficar sem, não é mesmo?
Beber água purificada é sinônimo de saúde e bem estar para você e toda a sua família, mesmo o modelo mais simples, como o filtro de barro, já é capaz de filtrar 99% das impurezas presentes na água.
Beber água da torneira é uma opção segura, desde que ela tenha o tratamento adequado e não sofra nenhuma contaminação durante o caminho até a sua casa⁽²⁾.
Porém, devido ao cloro e outras substâncias químicas que não são eliminadas nas estações de tratamento, ela não é muito indicada para consumo a longo prazo.
A forma mais segura de consumir água continua sendo através de um purificador, ele sempre irá te oferecer um dos melhores níveis de filtragem de forma simples e prática.
Uma escolha econômica que se paga com o tempo, ao adquirir um desses aparelhos, você tem a tranquilidade de beber água e cozinhar alimentos sem nenhuma preocupação quanto a sua saúde e bem-estar.
Leia também: As 10 melhores torneiras com filtro de 2024: Deca, Lorenzetti e muito mais!
Ferver água da torneira é um método caseiro muito utilizado, a fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas, além de reduzir cloro e flúor. No entanto, é importante lembrar que nem todos os elementos químicos são eliminados, e alguns deles podem ser prejudiciais à saúde.
A água da torneira pode causar diarreia se estiver contaminada, especialmente pela bactéria E-coli, que é responsável por cerca de 1,3 milhões de casos de diarreia por ano em todo o mundo. A água contaminada é o seu principal meio de transmissão
Beber água da torneira com cloro em excesso pode afetar diretamente o sistema nervoso, fígado e rins, além de estar relacionado a problemas tireoidianos. Por isso seu consumo a longo prazo não é recomendado.
A água da torneira não possui calorias e por isso, não engorda.
A ingestão da água mal tratada ou contaminada pode causar uma série de problemas, como febre, vômito, diarreia, dores de barriga, infecção no intestino, perda de apetite, calafrios entre outros.
Sim, ao ferver a água você elimina os microorganismos e bactérias presentes na mesma, mas por outro lado, os sedimentos de metais pesados como arsênico, mercúrio, chumbo e alumínio não são eliminados e podem ser prejudiciais à saúde.
Beber água da torneira não vai te causar nenhum mal de imediato, e é muito melhor do que beber água sem tratamento algum. Mas o seu consumo a longo prazo não é recomendado e pode ser prejudicial à saúde.
“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”
Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
2024 Todos os Direitos Reservados | Melhores Purificadores
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.